Reviews

10 Plataformas para aprender programação do zero

Confira 10 excelentes sites gratuitos para aprender programação do zero. Se você está procurando ser um programador, não pense que é difícil, é mais fácil do que você pensa.

O programador Back-End é o profissional responsável em criar um conjunto de instruções para que o computador entenda e execute determinada tarefa para que seja executada.

Os conjuntos de instruções deve ser escrito em alguma linguagem de programação como Java C, C++, Python, C#, .NET, PHP, Swift, Perl, Ruby ou Delphi. Afinal, existem outras linguagens, citei as principais e mais utilizadas, cada linguagem funciona de maneira diferente.

Com o propósito de ajudar, selecionamos dez sites para você iniciar sua aventura no mundo da programação. Essas plataformas iram ensiná-lo tudo sobre programação para web, software ou aplicativos e ajudá-lo a se transformar em desenvolvedor.

Confira 10 sites gratuitos para aprender programação de software ou aplicativos:

1 – School of Net

Este site oferece vários cursos em vídeos gratuitos para começar a programar em Java, PHP e Python. O School of Net também possui curso de lógica da programação e um acervo com muitos outros cursos, desde o básico até o nível intermediário. Também é possível encontrar vídeos voltados para a criação de sites e aplicativos Android para iniciantes. Você não precisa pagar uma assinatura para usar o site, mas tem tem acesso acesso grátis a mais de 20 cursos.

2 – Udemy

O aplicativo ou site da Udemy, possui muitos cursos de lógica e introdução a programação e linguagens de programação em C, C++, Perly e Ruby gratuitos. Inegavelmente, este é um bom site para você começar a aprender programação, se você está apenas começando dentro da área tecnológica. Os cursos sobre programação de software gratuitos, são básicos, mais já é um começo.

3 – TIM Tec

O Tim Tec é o meu site favorito, possui vários cursos, inclusive até programação para aplicativos em Android. De fato, você aprenderá facilmente programação, pois, os são profissionais experientes e aulas completamente gratuitas. Eles ensinam um pouco do lado técnico e ensina um pouco sobre o lado criativo. O aprendizado é executado no seu próprio ritmo. A quantidade de conhecimento que você estuda depende de você e no seu próprio tempo.

4 – Brasil Mais TI

Assim como o Udemy o site Brasil Mais TI, ajuda você a aprender programação em minicursos . Eles tem diferentes cursos que você pode fazer, como Java, .NET, arquitetura de computadores, programação para paginas da web e etc. Os cursos leva seu conhecimento do iniciante até intermediário. Apesar de possuírem cursos básicos, o interessante é que são gratuitos. Sem dúvida nenhuma, é um bom site para ter uma ideia de como programar e avançar, se você achar que é algo que deseja seguir.

5 – Escola Virtual da Fundação Bradesco

No mesmo modelo que o Tim Tec, a Escola Virtual da fundação Bradesco, é uma ótima plataforma de aprendizado para iniciantes. Principalmente se você estiver procurando aprender programação para criação de aplicativos Android. Apesar de que possui outros cursos para começar a aprender programação como Java e C#. As aulas foram projetadas para pessoas que não têm experiência em programação. 

6 – Cursou

Há muitas lições que você pode aprender com o Cursou, incluindo Java, PHP, Ruby, C# e Python. A plataforma conta com muitos cursos e todos são gratuitos. Apesar de você não ter acesso a responder questionários para treinar o que foi ensinado, também é uma ótima opção. Neste modelo você trabalha no seu próprio ritmo, por isso não é muito intenso.

7 – Prime Cursos

A plataforma de aprendizagem do Prime Cursos, possui vários cursos voltados para programação. Todas as aulas são grátis para você assistir e adquirir conhecimento em algumas linguagens de programação de computadores. No entanto a apenas duas opções de cursos que vão do básico até o intermediário nas linguagens Java e Python.

8 – Learncafe

O Learncafe é uma plataforma de ensino a distancia incrível, possui milhares de cursos gratuitos para iniciantes em programação. Embora, os cursos gratuitos são básicos, porém te darão a estrutura que você precisa para começar a programar. Os níveis de compreensão, são desde iniciantes até o nível intermediário. O material é interativo e ao final das aulas você fará um teste para ver, o quão aprendeu. É uma maneira de aprender a programar na pratica.

9 – Coursera

Se acaso, não conheça o Coursera, este site é pioneiro em ensino de programação e permite que você faça um cursos básicos gratuitos. Em resumo, o site possui uma gama de diferentes curtos voltados a programação das instituições mais conceituadas do mundo. Além disso a plataforma dispõe de aulas em português, porém a maioria de todo o material de aprendizado é em inglês . É muito bom para os novos programadores que buscam um pouco mais de estrutura para o aprendizado.

10 – YouTube

É provável que YouTube seja a melhor opção gratuita para aprender programação do zero. Existem muitos vídeos e canais voltados a programação de computadores em diferentes níveis de conhecimento. O que significa que terá uma boa variedade de opções e tutoriais de praticamente todas as linguagens de programação.

Enfim chegamos ao final deste artigo, espero que você tenha gostado dos 10 sites para aprender programação que sugerimos, comente, compartilhe e deixe sua opinião.

Deixe seu comentário