Utilidades

10 melhores sites de pesquisa científica e acadêmicas confiáveis

Procurando por sites de pesquisa científica para trabalhos acadêmicos ou científicos. Separamos uma lista com as 10 melhores ferramentas para o seu trabalho de conclusão de curso.  Afinal para o seu trabalho ser digno de nota 10, é essencial incluir fontes seguras de informação.

Além disso sabemos o quão difícil é encontrar essas informações e faz toda a diferença quando, se tem por onde começar.

O primeiro passo é saber onde encontrar as informação que procura no seu idioma. O segundo passo é o estudante começar a montar o seu trabalho.

Então para facilitar sua vida, montamos essa lista com os dez melhores sites de pesquisa científica.  Para encontrar artigos, teses, verbetes, jornais, resenhas, revistas, relatórios técnicos, dissertações, livros, monografias e etc.

Confira os principais sites de pesquisa científica para trabalhos acadêmicos:

1 – Google Acadêmico

O Google Acadêmico é mecanismo de pesquisa de artigos científicos e o favorito de muitos. Para buscar trabalhos acadêmicos, referencias, teses e citações. A ferramenta é completamente gratuita, muito simples e conteúdo de qualidade de grandes pesquisadores. Basicamente seria como se estivesse fazendo uma busca no Google.  São duas opções de busca sendo por qualquer idioma ou apenas por paginas em português. O que facilita muito na ferramente que é possível classificar por data ou relevância. É possível retirar ou incluir patentes ou citações.

2 – Scielo (Scientific Electronic Library Online)

A Scielo é uma biblioteca eletrônica de artigos científicos. Sem dúvida nenhuma a Scielo tem uma vasta coleção periódicos científicos brasileiros. O site inclui frequentemente artigos e publica todo o conteúdo gratuitamente. A plataforma é fácil de usar para encontrar artigos ou autores. Em resumo para encontrar artigos, basta digitar o que procura e se optar configurar a busca em outro idioma.

3 – OasisBr

O OasisBR é um mecanismo de busca brasileiro de publicações científicas de acesso gratuito. O repositório conta com milhares de artigos, pois a plataforma é integrada com varias universidades e bibliotecas digitais. Uma ótima opção para buscar artigos traduzidos para o português. Para pesquisar o artigos, existe três opções por titulo, autor ou assunto. Também se preferir você pode usar o filtro avançado, para facilita sua pesquisa.

4 – Academia.edu

O Academia.edu uma comunidade de pesquisa e publicações de artigos científicos. Uma ótima opção para pesquisar artigos, ensaios , monografias e dissertações e pesquisas de campo em todas áreas de conhecimento. Além disso para acessar todos os recursos do site é preciso se cadastrar, depois do cadastro realizado.  Para que possa encontrar o conteúdo que esteja procurando, digite no campo de pesquisa. Com toda certeza é certo dizer que informação para o seu TCC não ira faltar com esta ferramenta completamente gratuita.

5 – Capes (Portal de Periódicos da Capes/MEC)

O Portal de Periódicos da Capes é uma fonte de conhecimento incrível de periódicos. Pois é possível encontrar na biblioteca do Capes, varias pesquisas de instituições brasileiras e artigos científicos internacionais. De acordo com a Capes a plataforma conta mais de 45 mil títulos, além de livros, obras de referência, normas técnicas, conteúdo audiovisual, estatísticas. Para encontrar artigos no capes escolha o assunto, periódico, livro ou base para obter os resultados.

6 – WorldWideScience

O WorldWideScience é uma plataforma composta por artigos brasileiros e também de outros países. O seu acervo é conectado a vários portais da comunidade cientifica e instituições tradicionais. O site tem a opção de realizar a pesquisa em artigos científicos somente em português. Algo que ajudar muito, pois não necessita de ter conhecimentos em língua estrangeira.

7 – Science Research

O portal de pesquisa científica Science Research é uns dos portais de tecnológica mais amplos do mundo.  De acordo com a própria plataforma em seu acerco existe mais de 400 coleções de artigos científicos. Ainda que o site esteja em inglês, porém no campo de busca, quando se procura com o nosso idioma. A busca retorna com os artigos correspondentes a língua portuguesa, também é possível filtrar tópicos, autor, data da publicação.

8 – Scholarpedia

O Scholarpedia é uma enciclopédia apoiada pela Brain Corporation. Os artigos são revisados por acadêmicos de todo o planeta. Se bem que neste site se encontra artigos científicos sobre física, informatica e área da saúde. O acesso é gratuito e o designer é muito parecido com o Wikipédia o objetivo da ferramenta é fornecer conteúdo de qualidade.

9 – BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações)

O BDTD, é um mecanismo de busca excelente para procurar teses e dissertações. O sistema possui artigos de instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Afinal a plataforma utiliza as tecnologias da Open Archives Initiative (OAI). Aliás para procurar artigos basta realizar a pesquisa simples ou se preferir use o campo de busca avançada. Portanto vale destacar que é possível filtrar por ano, autor, assunto, titulo ou resumo.

10 – PBI (Portal de Busca Integrada da USP)

O PBI contém artigos de diversas áreas de conhecimento e publicações científicas de universidades. Afinal o objetivo da plataforma é oferecer conhecimento à comunidade. Sua base possui mais de 16 mil periódicos. Além disso sua interface é simples é possível refinar os resultados por data da publicação, idiomas, biblioteca, assunto e tipo de recurso.

Assim para facilitar adicione está pagina ao seus  favoritos, para ter acesso facilmente a esta lista de sites de pesquisa científica.

Enfim chegamos ao final espero que tenha gostado desta lista, comente, compartilhe e deixe sua opinião.

Deixe seu comentário